sábado, 22 de outubro de 2011

Antes que o mundo os esqueça de vez: John Bassman Group


John Bassman Group foi um grupo holandês surgido no final dos anos 60, que gravou seu único álbum na Alemanha sob o selo ASP em 1970 – na verdade foi fabricado em Aachen, que fica na fronteira com a Holanda. Este excelente trabalho de rock psicodélico, cantando em inglês, tinha forte influência do Jefferson Airplane, tanto que também revezavam entre o vocal masculino e feminino, cheio de guitarra fuzz, e nos momentos mais tranqüilos enveredavam pelo folk e country west.

Em sua época, a banda foi comparada a outro grupo dos países baixos, o Shocking Blue, muito porque eram contemporâneos, chegando a serem referidos como uma “versão alemã” da banda, isto porque, pelo álbum ter sido lançado apenas na Alemanha, acreditavam se tratar de um grupo de lá.

Um fato curioso - e talvez único em se tratando de primeiro álbum de uma banda underground – é que uma parte dos lucros obtidos com as vendas do álbum seriam para ajudar pessoas portadoras de deficiências.

A formação era: Diana Leemhuis (vocal), Peter Blom (vocal e harmônica), John Theunissen (guitarra e banjo), John Snyder (bateria) e Theo Wetzels (baixo).

Confesso que quando ouço este único disco, Filthy, que nem saiu à época na Holanda, me entristece. Afinal, a banda caiu em total esquecimento e é um álbum tão bonito! Dois dos integrantes (John Theunisse e Theo Wetzeis) mais tarde se juntaram ao Pussycat, obtendo sucesso posteriormente, principalmente com a canção Mississippi, em 1975. Diana Leemhuis (na verdade chamava-se Greet Leemhuis) chegou a cantar como convidada, no The Jaguars e mesmo na década de 80 gravou um CD com Frank Duval – o baterista John Snijders (já falecido) também tocou no The Jaguars.


Um comentário:

  1. Gostei muito da banda. Um som gostoso, levinho e que me lembrou mesmo Jefferson Airplane, o qual também gosto muito.
    Dá pena coisas tão boas serem esquecidas.
    Que bom que vc existe Cláudio. Assim temos acesso a elas.
    Beijokas
    Mary Joe

    ResponderExcluir