segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bert Sommer, um cantor e sua época


Lembro da imagem de Bert Sommer quando aterrissou no festival de Woodstock de helicóptero tentando segurar sua respeitável cabeleira; parecia que a partir de então sua carreira iria decolar, mas nunca decolou. Em 1968, Sommer tinha lançado um belo disco folk, “Road To Travel” e só chegou a participar do Woodstock graças a um amigo influente entre os idealizadores do festival.

Bert Sommer tinha um rosto delicado e uma voz suave, o que lhe rendeu um papel no musical Hair, interpretando Woof. Sua carreira música começou em 1967, quando escreveu cinco canções para a banda Vagrants, que tinha o guitarrista Leslie West, futuro membro do The Moutain. Ele também cantou no single “Ivy Ivy”, do Left Bank.

Após o festival de Woodstock – no qual incluiu uma versão de “America” de Simon & Garfunkel e foi aplaudido de pé – Sommer assinou para quatro álbuns pela Capital Records. Ele não conseguiu fazer sucesso e acabou mudando para a Albânia onde formou o The Fabulous Newports. Bert Sommer faleceu em 1990, aos 41 anos.

Sua imagem cantando a canção "Jennifer", hoje é antológica. The Road to Travel, o álbum de 1968, é de uma beleza sem igual. Reflete bem o retrato de uma época, a qual a música era o veículo das revoluções.

Um comentário:

  1. Acho impressionante Cláudio, como vc encontra essas pessoas. Vc tem um feeling único para artistas, e como te conheço um pouco, sei que vê música como arte, como uma expressão do conhecimento.
    Pena, que os cabelos esvoaçantes do Bert Sommer naõ garantiram sucesso na época. Porque essa música que vc postou é tão legal. Merecia ter tido mais sucesso.
    Beijokas
    Mary Joe

    ResponderExcluir